Respostas
Resposta:
Nomes populares: Encefalite viral aguda transmitida por mamíferos é o nome cíentífico da doença, mas ela é mais conhecida como raiva.
O que é: A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus, que acomete mamíferos, inclusive o homem.
Distribuição no Brasil e no mundo: A raiva apresenta distribuição cosmopolita. Ocorrem mais de 55 mil óbitos por ano, principalmente na África e Ásia, sendo a maioria transmitida por cão. Os casos humanos transmitidos por cão/gato no Brasil vêm reduzindo significativamente nos últimos 6 anos, porém alguns municípios ainda apresentam raiva canina em centros urbanos. De 2003 a 2007, foram notificados 101 casos de raiva humana em 12 UFs; sendo 41% no Norte, 53% no Nordeste e 6% no Sudeste. Destes, 61 % eram homens e a idade mediana foi de 12 anos (1 a 82 anos). As principais fontes de infecção são o cão e o morcego, mas há outros reservatórios, como o macaco, canídeos silvestres, gato-do-mato, guaxinim e outros.
Para o controle efetivo é necessário realizar bloqueios de foco (em até 72 horas), manter altas coberturas vacinais caninas; retirar animais de rua; realizar o censo canino, educação em saúde, profilaxia adequada em tempo oportuno e garantir realização do esquema de vacinação completo. É importante alertar a população da necessidade de procura de assistência médica, mesmo em situações aparentemente não graves, tais como arranhaduras e lambeduras e ressaltar que para toda agressão por espécie silvestre (ex: morcegos, raposa e saguis) é recomendado tratamento profilático antirrábico, com aplicação de soro e vacina, os quais estão disponibilizados na rede do SUS, gratuitamente. Nos últimos dez anos, com o aumento na detecção de casos de raiva em animais silvestres e a identificação de novas variantes, supõe-se uma mudança no perfil epidemiológico da raiva.
Transmissão
Agentes causadores (patógeno e vetores): Vírus do gênero Lyssavirus, família Rabhdoviridae.
A doença é transmitida ao homem principalmente através da mordida de animais infectados. Ainda existem as possibilidades, mais raras, de se contrair a doença por contato com material infectado de um animal raivoso, como a saliva diretamente nos olhos, mucosas ou feridas. A doença também pode ser transmitida através da lambedura e/ou arranhadura de animais doentes. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, dura em média 45 dias (contato com cão). Nos cães e gatos a emissão de vírus pela saliva ocorre entre 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sintomas clínicos, persistindo durante toda a evolução da doença. A morte do animal ocorre, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Em relação aos animais silvestres, há poucos estudos sobre o período de transmissão. Sabe-se, porém, que varia de espécie para espécie. Por exemplo, especificamente os quirópteros podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.
ESPERO TER AJUDADO!