5) Como se explica a diferença de coloração emitida pelos átomos de diferentes elementos químicos no teste da chama?
Respostas
A resposta curta é que, quando aquecemos um elemento, estamos fornecendo energia a ele. Quando essa energia é suficientemente grande para que um dos elétrons de valência do elemento realizem um salto quântico para longe do núcleo atômico, ele o faz. Entretanto, por não ser estável, esse estado de excitação logo acaba, resultando na liberação da energia absorvida pelo elétron na forma de um fóton, um pacote de energia luminosa. É esse fóton que dá cor ao elemento em chamas.
Sabe-se que, quanto maior o comprimento de onda da luz, menor sua energia. É por isso que a cor vermelha, produzida por ondas de 700 nanômetros de comprimento, é menos energética que a cor azul, de 400 nanômetros de comprimento. A partir disso, podemos concluir, por exemplo, que a energia envolvida na excitação de um íon de lítio é menor que a envolvida na excitação de um íon de sódio, pois o primeiro apresenta coloração vermelha, e o segundo, amarela.
Isso tudo nos permite afirmar que a diferença na coloração das chamas se deve ao fato que alguns elementos precisam de mais energia para ter seus elétrons de valência excitados, enquanto outros precisam de menos.