Respostas
Resposta:
não, pensar e uma expressão usada em que ninguém poderá escutar e sim só você ja falar muita gente escuta os dois são bem diferentes
Explicação:
Acredito que todos nós temos instintos perversos e belicosos. Quem nunca teve vontade de matar, destruir, xingar, humilhar, blasfemar, quando está com ódio?
Porém, em nome de uma ORDEM e de uma COESÃO social (conceito importante, analisado por Emile Durkheim), somos obrigados a reprimir atos que visem a transgressão dessa mesma ordem, como por exemplo, chegar e dar um tiro em alguém.
O mesmo vale com palavras. As palavras tem o poder de influenciar, agredir, humilhar. Por convenção social, não devemos dizer certas coisas, pois as mesmas acabariam causando um grande desconforto para o indivíduo e para os que vêem isso.
E por quê as pessoas se sentem incomodadas ao verem e ao cometerem um ato de agressão? Acredito que acontece devido a uma ética que é internalizada em nós desde que somos crianças, na formação de nossa personalidade: a ética de bondade, de solidariedade, de pacificidade.
Além disso, existem leis que visam garantir tal ordem. Experimenta dar um tiro em alguém. Além de ser criticada severamente pela sociedade, será julgada e condenada pelo Estado.
Por fim, acho isso bom. Imagina se não existe moral, nem ética, nem lei? O mundo estaria em constante estado de guerra e conflitos de interesse. É necessário que exista um mecanismo de controle social, baseado no constrangimento e na coerção, pois só assim as pessoas abrem mão de sua força.
Espero ter ajudado.