Questão 3/5 - Leitura e Interpretação de Textos Historiográficos Considere a seguinte passagem de texto: “Não têm conta entre nós os pedagogos da prosperidade que, apegando-se a certas soluções onde, na melhor hipótese, se abrigam verdades parciais, transformam-nas em requisito obrigatório e único de todo progresso. É bem característico, para citar um exemplo, o que ocorre com a miragem da alfabetização do povo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLANDA, Sérgio B. de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 165. Conforme a passagem de texto acima e os conteúdos do livro-base Leitura e interpretação de textos historiográficos sobre Sérgio Buarque de Holanda, analise as seguintes afirmativas e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
I. ( ) Sérgio Buarque de Holanda procura explicar a formação nacional a partir do que ele chamava de “modo de produção escravista”.
II. ( ) A questão mais importante de Raízes do Brasil, obra de Sérgio Buarque de Holanda, diz respeito ao descompasso entre a realidade e sua representação.
III. ( ) Para Sérgio Buarque de Holanda, a solução dos problemas brasileiros estaria na investigação de nosso passado, mas, para tal, seria preciso deixar de lado a influência portuguesa e investir especialmente no estudo de nossas raízes africanas.
Agora, assinale a afirmativa que apresenta a sequência correta:
A V – F – V
B F – V – F
C F – V – V
D V – F – F
E V – V – F
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
A resposta correta é a letra E
Explicação:
respondido por:
2
Resposta:
B
Explicação:
A sequência correta é: F – V – F. A primeira afirmativa é falsa, porque Holanda não era marxista nem elaborou o conceito de “modo de produção escravista”. A segunda afirmativa é verdadeira, porque, de fato, a discussão de Raízes do Brasil gira em torno da inadequação entre representação e realidade. E a terceira afirmativa é falsa, porque, embora de fato Holanda valorize a investigação do passado como solução para os problemas do presente, ele valoriza bastante as origens ibéricas do Brasil (livro-base, p. 132-137).
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás