Para Koudela (2007, p. 23), "[...] a diferença entre showing (mostrar) e telling (contar) aponta para a diferença entre o fazer de conta que é simulação e o tornar real que significa a criação da realidade cênica. O imaginário passa a existir, assume a concretude do sensível. A diferença visa fazer com que o jogador mantenha contato com a realidade física da cena". A partir desse contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A contação de história não possui expressividade dramática, já que o contador pode utilizar o livro durante a ação para contar uma história. PORQUE II. Diferente da encenação teatral, em que há um ensaio do texto e memorização do que será falado. Além disso, a ação pode acontecer por meio da improvisação, estabelecendo a carga dramática A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e. As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A alternativa correta da questão é a letra D: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A afirmativa I é FALSA porque determina que a contação de histórias não possui expressividade dramática, o que não é verdade.
O contador de histórias, mesmo que se utilize do livro ( o que não é muito comum), encanta àqueles que o ouvem justamente por excitar a imaginação destes, por meio da entonação de voz, da improvisação, dos gestos.
A segunda afirmativa é VERDADEIRA, porque fala a respeito da encenação teatral, em que há um ensaio do texto e a memorização do que será falado.
Entretanto, não há diferença significativa entre a contação de histórias e o teatro propriamente dito, pois em ambos há a presença da carga dramática.
Espero ter ajudado!