Respostas
Os quatro mitos acerca do administrador citados por Mintzberg (1986) são:
1) O administrador é um planejador reflexivo e sistemático: Mintzberg assegura que os papéisadministrativos coincidem na falta de um padrão definido que deixa algum tempo para reflexão, como tal, e não sujeito às ações já realizadas.
2) O administrador efetivo não precisa cumprir as obrigações regularmente: seu tempo é consumido em tarefas de representação, negociação, etc., atividades que no final do dia supõem entre 90% e 95% das horas de trabalho. O tempo dedicado à estratégia é, portanto, reduzido a escassos 5 ou 10%.
3) O administrador precisa de informações resumidas: Embora os sistemas formais de informação sejam os mais eficazes na transmissão de informações precisas e resumidas, eles tendem a falhar quando se trata de fornecer informações atuais.
4) A administração está se tornando uma ciência e uma profissão: o processo pelo qual o administrador analisa informações e toma decisões, está em seu subconsciente e, portanto, pode muitas vezes ser confundido com uma intuição, ou seja, suas ações são motivadas por impulsos e não por programas sistematicamente determinados.