Após um transplante cardíaco, uma paciente de 54 anos, realizará o primeiro atendimento fisioterapêutico após o ato cirúrgico. O transplante ocorreu como esperado, a paciente encontra-se consciente e queixando-se de dores no peito.
Tomando como referência a atuação fisioterapêutica no pós-operatório de cirurgia cardíaca, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) Na fase I a duração total dos exercícios devem ser em torno de 20 minutos, duas vezes ao dia.
( ) Sinas e sintomas como a fadiga, são comuns em pós operatório cardíaco, devendo a terapia ser mantida para a recuperação do paciente.
( ) Exercícios de média intensidade objetivam prevenir problemas associados ao repouso prolongado no leito.
( ) Na fase I, o treino de marcha, em superfície plana e com degraus, aumenta a autoconfiança do paciente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a.
F – V – V – F.
b.
F – F – V – V.
c.
V – F – F – V.
d.
V – F – V – F.
e.
V – V – F – F.
Respostas
A alternativa correta é a e. V – V – F – F.
Embora tenham evoluído ao longo dos anos, as cirurgias cardíacas não estão livres de complicações pós-operatórias. Estas têm relação com fatores ligados à condição clínica e funcional do paciente e ao tipo de procedimento cirúrgico.
Em função da técnica e da via de acesso, a cirurgia implica extensa manipulação intratorácica, levando à disfunção ventilatória.
O tratamento fisioterapêutico em cirurgia cardíaca, sob a ótica do paciente, contribui para o sucesso do processo de reabilitação pós-cirúrgica, porém deixa a desejar em relação à avaliação e aos cuidados pré-operatórios, bem como ao suporte educacional e informativo que contribua para a compreensão das etapas consequentes à cirurgia.
Espero ter ajudado.
Resposta:
NÃO É NEM F-V-V-F E NEM V-V-F-F