Respostas
Resposta:
Alagoas é conhecida por suas belas paisagens e praias paradisíacas, além da gastronomia local, dos folguedos e dos belos artesanatos. Todos essas maravilhas encantam moradores e turistas que vêm ao estado à procura de descanso e lazer. Mas, não é só isso que torna o estado um lugar encantador, ele também é muito rico em história.
Muitas das histórias dos nossos antepassados são contadas através de pesquisas e estudos arqueológicos. É um patrimônio que está em todo lugar. A arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios locais e materiais.
Ao estudar determinados lugares e objetos, os arqueólogos revelam valorosas características de determinados grupos humanos. Em Alagoas, as pequisas já apontaram importantes dados para a compreensão dos povos que ocuparam o território do estado ao longo do tempo.
Em Alagoas existem mais de 500 sítios arqueológicos espalhados de norte a sul do estado. Divididos em sítios pré-coloniais (antes da chegada de povos europeus ao território alagoano) e coloniais (sítio datado do ano de 1.500 em diante). Todos eles têm sua própria importância e não existe um sítio que tenha um maior significado, historicamente falando.