Respostas
Resposta:

Mar Negro
Por Emerson Santiago
Hidrografia
Recebe o nome de mar Negroo mar interior situado entre a região mais a sudeste da Europa e as bordas extremo oeste do continente asiático. Excluindo seu braço norte, o Mar de Azov, o Mar Negro ocupa cerca de 436.400 km², uma área semelhante à dos estados de São Paulo e Paraná combinados.

Mar Negro fotografado por um satélite. Foto: NASA.
Há várias teorias sobre a origem de seu nome, sendo que a denominação Negro passa a ser a mais famosa, que se acredita foi dada pelos turcos em tempos medievais. Seu nome talvez possa ser derivado de algumas de suas peculiaridades, como a de o nível de sua água permanecer sempre o mesmo. Devido à ausência de marés altas ou baixas, não há flutuação do nível, tornando-se um mar calmo, tranquilo e sereno na superfície. Outro fato intrigante é que os mortos parecem "resistir" às águas do Mar Negro: restos de navios, seres humanos e outros materiais perecíveis como cordas, madeira etc ainda podem ser encontrados no leito do mar, centenas de anos após a sua entrada naquelas águas. A explicação científica para isso é que, devido à natureza anóxica das camadas inferiores de água do mar (água desprovida de oxigênio dissolvido), o processo de decomposição é extremamente lento, explicando assim tal aspecto bizarro.
O mar Negro está limitado pelo sudeste do continente europeu, a península da Anatólia e o Cáucaso. Ele é conectado com o mar Mediterrâneo através do estreito de Bósforo, o mar de Mármara e o estreito de Dardanelos. O mar Negro se liga ao oceano Atlântico através dos mares Mediterrâneo e Egeu e de vários estreitos. O Estreito de Bósforo o liga ao mar de Mármara, e o estreito de Dardanelos conecta esse mar à região do Mar Egeu do Mediterrâneo, formando assim uma fronteira natural entre a Europa oriental e a Ásia ocidental. O mar Negro está ligado ainda ao mar de Azov pelo estreito de Kerch.
Este grande mar interior demarca ainda o litoral de seis países: Romênia e Bulgária a oeste, Ucrânia, Rússia e Geórgia ao norte e leste, e Turquia, a sul. Além disso, sua configuração é influenciada pelas águas de rios vindas de outras dez nações através dos cinco principais rios que desembocam no mar Negro, o maior dos quais é o rio Danúbio.
Ao longo dos tempos, o mar Negro tem sido de fundamental importância para o comércio e transporte regional. Hoje, este corpo d'água serve como uma via principal para o transporte de energia para a Europa, proveniente da Rússia e da Ásia ocidental, fazendo do mar Negro uma importante commodity. Ele é ainda uma das mais movimentadas vias do mundo, e em 2005 mais de 55.000 navios, incluindo quase 6.000 petroleiros passaram pelo Estreito de Bósforo, na sua maioria petroleiros russos.