Respostas
Resposta:
O que é a cidadania dos jovens na sociedade?
— A cidadania dos jovens pode ser exercida nas várias atividades do dia a dia. Ela está presente nas atitudes em relação aos amigos, à família, aos professores, e, da mesma forma, nas ações deles para com o jovem. Se você está em casa assistindo à televisão e se dá conta de que passou da hora de fazer o dever de casa, lembra-se que tem o dever de estudar. Mas esse dever é para com o professor que lhe deu aquela tarefa, ou para com os pais que lhe pedem para estudar? Ou será que é um dever para com você mesmo?
Ser cidadão durante a juventude não é apenas obedecer às leis e ter seus direitos respeitados, mas também preparar-se para exercer a cidadania em um sentido mais amplo no futuro. O cuidado que você tem hoje com a sua educação vai refletir-se no que você será amanhã e ajudá-lo, por exemplo, a ter um bom emprego com o qual possa contribuir, com o seu talento e trabalho, para a construção de um mundo melhor. Sem uma boa formação acadêmica, será difícil ganhar um salário que lhe permita dar uma boa vida aos seus filhos, quando chegar a hora de constituir sua própria família. O exercício da cidadania não depende apenas dos atos do Estado para conosco, mas também do que fazemos no dia a dia para realizar nossos projetos de vida.
Direito à educação - Estar pronto para exercer a cidadania é, antes de tudo, ter preparo para atuar na sociedade de forma autônoma e consciente, conhecendo e cumprindo nossos deveres, mas também exigindo que nossos direitos sejam respeitados. Mas, para isso, é preciso conhecê-los, ter acesso à informação e desenvolver uma consciência crítica e aptidões intelectuais para refletir sobre como aplicar esses conhecimentos na vida prática. No entanto, apenas o esforço de um jovem nos estudos não basta para que ele possa adquirir uma boa formação intelectual e profissional. É preciso também que o sistema de ensino público ofereça uma educação de qualidade. E esse é um dever do Estado para com o cidadão que temos o direito de cobrar.