Respostas
Resposta:
São os gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre.
Explicação:
Resposta:
As placas tectônicas são grandes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, responsável por sustentar os oceanos e continentes. Quando o magma da Terra se movimenta em seu interior, as placas principais empurram as outras, que alteram alguns milímetros e modificam em partes alguns cenários da Terra. Elas estão localizadas na camada da Terra chamada de litosfera. Quando há o encontro dessas placas, uma enorme quantidade de energia fica acumulada nas rochas, tendo um poder semelhante à bombas atômicas. Quando essas cargas são liberadas, ocorrem os terremotos. Já nos oceanos, podem ocasionar no surgimento de vulcões, por exemplo.
Teoria da Deriva Continental
O cientista alemão Alfred Wegener, em 1915, formulou uma teoria chamada de Deriva Continental, que trata da movimentação dos continentes, em sua obra 'A Origem dos Continentes e Oceanos'. De acordo com seus estudos, todos os continentes que existem teriam se separado até o local que se encontram hoje, de um único grande continente, chamado de Pangea, rodeado pelo mar Panthalassa. Antes dessa separação, o Pangeia se dividiu dando origem a dois grandes continentes que foram chamados de Laurásia e Godwana. Essa movimentação já havia sido apontada por outros cientistas que mencionavam por exemplo, haver um encaixe de alguns continentes com outros. Além disso, com os estudos dos fósseis, havia uma semelhança entre aqueles que foram encontrados em continentes diferentes.
Teoria das Placas Tectônicas
Além da Deriva Continental, a tectônica das placas seria outra teoria que informava o motivo da movimentação dos continentes e que o contato entre elas causavam vários efeitos na superfície da Terra.
Toda a superfície terrestre estaria ocupada por camadas rochosas em movimento, que formam os continentes e também o piso dos oceanos, chamada de placas tectônicas. Os continentes ainda estariam se afastando, devido as profundas falhas existentes na crosta terrestre, e estariam sob placas tectônicas organizadas lado a lado e que se movimentavam por estar em cima de uma massa chamada magma.
As placas deslizam, se separam, entram em atrito ou convergem causando muitas vezes, deformação nas rochas, terremotos e outros fenômenos. Um exemplo de formação por meio de placas tectônicas são a Cordilheira dos Andes e o Himalaia. Com o desenvolvimento dos estudos e a detecção das placas, houve a divisão das maiores placas onde se localizam os continentes.
Espero ter ajudado :)