Respostas
Este texto tem como objetivo discutir aspectos relacionados com a ecologia de uma forma simples e clara. Para tanto devemos estar atentos a muitos detalhes deste importante ramo da ciência, desde seus conceitos básicos até a discussão da relação entre o homem e o meio ambiente.
Nas três últimas décadas o apelo ecológico das entidades governamentais e não-governamentais tem encontrado respostas positivas na população em geral. Tal condição elevou a ecologia a um ramo de grande interesse, já que não se concebe mais um padrão de desenvolvimento acompanhado de inúmeras agressões ao meio ambiente.
Conceitos Básicos
Ecologia: palavra derivada do idioma grego (oikos = casa; logos = estudo). Trata-se, portanto do ramo da Biologia encarregado de estudar o meio ambiente.
Espécie: consideramos como pertencentes a uma mesma espécie o conjunto de indivíduos semelhantes entre si capazes de gerar descendentes férteis.
População: cientificamente, consideramos como população o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que convivem em uma determinada área geográfica.
Comunidade: conjunto de populações (seres vivos) de uma determinada área geográfica.
Ecossistema: qualquer unidade que reúna seres vivos (comunidade biótica) e o ambiente abiótico (fatores físico-químicos) sendo que a relação entre eles é necessária para a manutenção da vida.
Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas terrestres.
Habitat: é uma palavra derivada do latim habitat = local de moradia. O conceito refere-se ao local físico onde os seres de uma determinada espécie vivem. Ex. : habitat terrestre, habitat marinho, habitat bentônico.
Nicho Ecológico: representa o "papel funcional" de uma determinada espécie ou população dentro do complexo sistema de relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.
Estrutura Básica dos Ecossistemas
É formada pela reunião de dois fatores: os bióticos e os abióticos.
1. Fatores Bióticos
Produtores: são os organismos capazes de produzir seu próprio alimento (autótrofos). Ex. : vegetais, algas protistas e alguns moneras.
Consumidores: são os organismos incapazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos). Ex.: herbívoros, carnívoros e onívoros.
Decompositores: são organismos com capacidade de desagregar a matéria orgânica morta, transformando-a em matéria inorgânica (saprófitas) Ex.: bactérias e fungos .
2. Fatores Abióticos
Em relação à capacidade de tolerância às variações das condições do meio em que vivem, os seres vivos podem ser classificados em:
I. Eurobiontes: são aqueles que suportam grande capacidade de adaptação a ambientes diversos.
II. Estenobiontes: são aqueles que suportam apenas pequenas variações nas condições ambientais.
Temperatura: a faixa média de temperatura compatível com a vida fica entre 0°c e 50°c embora possamos relatar a existência de vida acima ou abaixo desses dados.
Água: em função da água os seres vivos podem ser classificados da seguinte forma.
I. Hidrófilos: são aqueles que vivem permanentemente na água. Ex.: peixes.
II. Higrófilos: são organismos que vivem obrigatoriamente em ambientes de grande umidade. Ex.: anfíbios adultos e briófitas.
III. Mesófilos: são seres que vivem com uma oferta moderada de água. Ex.: homem e pteridófitas.
IV. Xerófilos: são organismos que vivem em ambientes secos, onde a oferta de água é demasiadamente reduzida.
Ex. : mamíferos do deserto e cactáceas.
Luz: é um fator abiótico de grande importância para a manutenção da vida sobre o Planeta. A mesma se faz presente na fotossíntese, na visão da maioria do animais e no desenvolvimento de muitas sementes, entre outras.
Salinidade: apresenta-se como um fator abiótico de grande influência na distribuição dos organismos aquáticos. A mesma está relacionada com os fenômenos osmóticos (entrada e saída de água das células).
Peixes dulcícolasPeixes marinhos
Relações Tróficas nos Ecossistemas
Cadeia Alimentar: consiste em uma seqüência de transformações da matéria orgânica desde sua produção (realizada pelos produtores), passando pelos consumidores (de vários níveis) até sua completa decomposição (realizada pelos decompositores)
Teia Alimentar: resulta do conjunto de cadeias alimentares de um determinado ecossistema.
Fluxo de Energia: é o processo pelo qual ocorre a transferência de energia através dos diferentes elementos que formam uma cadeia alimentar.
Observações importantes
I. O sol é a fonte primária de energia para os ecossistemas.
II. O fluxo energético é decrescente ao longo das cadeias alimentares.
III. A energia liberada para o meio ambiente pelos seres vivos não é reaproveitada.
IV. A energia tem um comportamento unidirecional e, portanto, acíclico ao longo das cadeias alimentares.