• Matéria: Psicologia
  • Autor: valdinei7760
  • Perguntado 7 anos atrás

Para Goleman (1998 apud COSTA, 2018), as competências emocionais são as principais responsáveis pelo alto desempenho e sucesso das pessoas no mundo do trabalho. As ideias de Goleman são baseadas em um artigo de David MclLelland, de 1973, em que o autor afirmava que testes acadêmicos e de QI não eram bons indicadores de desempenho profissional futuro e que as pessoas deveriam ser testadas por suas competências. Goleman aprofundou essa ideia e listou 25 competências emocionais, organizadas em torno de cinco principais: autoconhecimento; autorregulação; motivação; empatia; e habilidades sociais.

COSTA, W. S. da. Psicologia Organizacional. Maringá: Unicesumar, 2018.

​Assinale a alternativa que contém uma definição correta sobre a competência "empatia".
Alternativas
Alternativa 1:
Empatia: o saber colocar-se no lugar do outro. Conhecimento do que os outros estão sentindo e pensando, e a habilidade de influenciar uma grande gama de pessoas.

Alternativa 2:
Empatia: consciência de nossos próprios sentimentos e habilidade de usá-los para guiar melhor as tomadas de decisões. Conhecimento das nossas próprias habilidades e dos nossos defeitos. O senso de que nós podemos lidar com a maioria das coisas.

Alternativa 3:
Empatia: ser consciencioso e adiar gratificações para atingir nossos objetivos. Habilidade de nos recuperar de situações emocionais extremas e administrar nossas emoções.

Alternativa 4:
Empatia: desenvolver uma orientação rumo a um objetivo ou uma realização. Então, frustrações e obstáculos são colocados em perspectiva e qualidades como iniciativa e perseverança são refinadas.

Alternativa 5:
Empatia: lidar bem com relacionamentos pessoais próximos, mas tendo também um senso de redes sociais e político. Interagir bem com as pessoas e habilidade de cooperar para produzir resultados.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
27

Alternativa 1.

A empatia compreende uma importante habilidade interpessoal, que é representada pela capacidade de se colocar no lugar do outro, no que tange aos sentimentos e emoções alheias.

Quando isto ocorre, o individuo torna-se mais amável e respeitador, e ao mesmo tempo, passa a ser mais admirado pelos outros, o que pode representar um fator essencial na construção de uma formação interpessoal efetiva.

respondido por: reolonjuliana
38

Resposta:

Alternativa 1:

Empatia: o saber colocar-se no lugar do outro. Conhecimento do que os outros estão sentindo e pensando, e a habilidade de influenciar uma grande gama de pessoas.

Explicação:

PG 79 do livro Psicologia Organizacional.

Perguntas similares