• Matéria: Sociologia
  • Autor: natalinhaalvaro
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao falarmos em coisa pública ou “res publica”, temos que considerar que estamos tratando acerca da organização de uma massa de homens com interesse comum unida por um vínculo jurídico, a qual podemos chamar de sociedade, cujos interesses comuns são reconhecidos por todos. SOUSA, W. A. Fundamentos Antropológicos e Sociológicos. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. UniCesumar, 2017 (adaptado). Considerando o enunciado acima, analise as asserções abaixo. I. O direito natural a serviço de todos é o que torna possível um agregado natural de homens converter-se em povo e, a partir disso, se pode falar em res púbica. Porque, II. Res publica não se refere a uma concreta forma de governo que se contrapõe à outra forma de governar como a monarquia; por este termo, deve-se entender o governo público. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas Alternativa 2: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
10

I é verdadeira. A noção de que há direitos naturais, que pertencem a todos, e que devem ser respeitados por todos, fundamenta a ideia de uma "coisa pública" - ou res publica - que deve ser protegida e fortalecida em prol dos interesses comuns.

II é verdadeira. Embora a ideia de "res publica" seja a base para o sistema político da República, ela mesma não é - ainda - um sistema político concreto que se contrapõe a outros, mas uma forma de compreender o fenômeno social que o coloca como algo dotado de natureza específica.

É correta a alternativa 4.

respondido por: AdrianaCuritiba
3

Resposta:

Alternativa IV -  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I

Explicação:

Conforme consta no livro didático, último parágrafo da página 63.

Perguntas similares