Respostas
Resposta:A civilização árabe ou islâmica surgiu no Oriente Médio, numa península desértica situada entre a Ásia e a África. É área de aproximadamente um milhão de quilômetros quadrados, com centenas de milhares recobertos por um enorme deserto, pontilhados por alguns oásis e por uma cadeia montanhosa, a oeste. Somente uma estreita faixa no litoral sul da península possui terras aproveitáveis para a agricultura.
Até o século VI, os árabes viviam em tribos, sem que houvesse um Estado centralizado. No interior da península havia tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comercio. Às vezes entravam em luta pela posse de um oásis ou pela liderança de uma rota comercial. Também era comum o ataque a caravanas que levavam artigos do Oriente para serem comercializados no Mar mediterrâneo ou no Mar Vermelho.
Apesar de dispersos num grande território os árabes edificaram algumas cidades, entre as quais as mais importantes localizavam-se a oeste, na parte montanhosa da Península Arábica. Eram elas: latribe, Taife e Meca, todas na confluência das rotas das caravanas que atingiram o Mar Vermelho. A cidade de Meca era, sem dúvida, a mais destacada, pois, como centro religioso de todos os árabes, ali se reuniam milhares de crentes, o que tornava seu comércio ainda mais intenso.
Explicação:
A península árabe ou arábica, é chamada com mais frequência de
Arábia. É uma península de vasto território, que se localiza entre a
Ásia e a
África. Seu clima dominante é desértico.
Essa região era habitada antigamente, por nômades, já que a pouca
água e o solo árido dificultavam os processos da agricultura.
Entre os povos, que a habitavam na antiguidade, estavam judeus e sírios principalmente, a maioria, pastores. Suas cidades, possuíam um rei como governante.
Por vários anos, grande parte dos países que faziam parte da península, eram considerados atrasados com relação a tecnologia. O que veio a melhorar a partir do século XX, quando encontraram as primeiras reservas de petróleo do território. Permitindo um crescimento econômico e colocando as famílias reais desses países, entre as mais ricas do planeta.