Respostas
Resposta:
Naquela época, a principal atividade econômica na França era a agricultura: aproximadamente 80% da população viviam e trabalhavam no meio rural.
Durante a metade do século XVIII, uma grande parte da população passava fome. Tudo porque os pesados impostos empobreciam o povo.
Essa difícil situação agravava-se ainda mais quando ocorriam secas prolongadas ou inundações. Como na década de 1780 tais os fenômenos foram freqüentes, ocorrem várias crises de abastecimento.
Outra atividade que passava por crise, era a atividade comercial. A indústria, por sua vez, vinha sendo prejudicada pelas regulamentações mercantilistas impostas pelo governo, pela pobreza da população e pelo tratado que a França assinou com a Inglaterra em 1786. Por esse acordo, os tecidos ingleses ganharam o direito de entrar na França sem ter diretamente com as manufaturas francesas e causando a falência de muitas delas.
Explicação:
Os camponeses encontravam-se em situação de miséria. Péssimas colheitas e um período de seca agravaram a fome nos campos. Os celeiros estavam vazios e o preço do pão, o alimento básico dos franceses, subiu assustadoramente.
A gigantesca dívida pública era provocada pelo alto custo da Corte monárquica e dos funcionários do Estado e pelas dívidas provocadas pelas guerras constantes.