• Matéria: História
  • Autor: marcelomarinhomouraa
  • Perguntado 7 anos atrás

(UFRN) No texto abaixo, o historiador grego Tucídides apresenta elementos essenciais da constituição da História como disciplina científica.
Os homens [comuns], na verdade, aceitam uns dos outros relatos de segunda mão dos eventos passados, negligenciando pô-los à prova.[...] Quanto aos fatos da guerra, considerei meu dever relatá-los, não como apurados através de algum informante casual nem como me parecia provável, mas somente após investigar cada detalhe com o maior rigor possível, seja no caso de eventos dos quais eu mesmo participei, seja naqueles a respeito dos quais obtive informações de terceiros. O empenho em apurar os fatos se constitui numa tarefa laboriosa, pois as testemunhas oculares de vários eventos nem sempre faziam os mesmos relatos a respeito das mesmas coisas, mas variavam de acordo com suas simpatias por um lado ou pelo outro, ou de acordo com sua memória. Pode acontecer que a ausência do fabuloso em minha narrativa pareça menos agradável ao ouvido, mas quem quer que deseje ter uma ideia clara tanto dos eventos ocorridos quanto daqueles que algum dia voltarão a ocorrer, em circunstâncias idênticas ou semelhantes em consequência de seu conteúdo humano, julgará a minha história útil e isto me bastará. Na verdade, ela foi feita para ser um patrimônio sempre útil, e não uma composição a ser ouvida apenas no momento da competição por algum prêmio.
Segundo o texto,

A
a pretensão de o historiador possuir a verdade é ilegítima, já que ele tece a narrativa com elementos de segunda mão.

B
o historiador, para enriquecer a narrativa, deve recorrer ao auxílio de fábulas.


C
o testemunho baseado na memória garante a credibilidade do relato histórico.


D
a História é definida como um saber que, mediante a apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ass: DSP-DSP-DSP-DSP

Respostas

respondido por: habboforumpoliciadcp
58

Resposta:

  • D  - a História é definida como um saber que, mediante a apuração rigorosa dos fatos, tem relação privilegiada com a verdade.

RESOLUÇÃO

Item correto: D

Tucídides reflete que, embora a busca pela avaliação criteriosa dos fatos históricos não seja uma tarefa fácil, ela é necessária para a melhor compreensão dos eventos passados. Nesse sentido, apesar das dificuldades do ofício, o historiador não deve se afastar do seu compromisso com a verdade.


marcelomarinhomouraa: Certo, certo. Muito obrigado.
Perguntas similares