• Matéria: História
  • Autor: crarinha8286
  • Perguntado 7 anos atrás

(Vunesp)


As novas migrações e invasões dos séculos IX e X acabaram esfacelando a frágil autoridade dos reis e contribuindo para acelerar o fortalecimento do poder local [...]. Partindo da península Ibérica e do norte da África os muçulmanos ocuparam as Ilhas Baleares, a Córsega e a Sicília, de onde incrementaram as incursões de pilhagem às regiões do sul da Europa; além de provocarem devastações materiais e acentuarem a insegurança geral, contribuíram para paralisar o comércio urbano [...]. Os normandos, por sua vez, abateram-se sobre as regiões setentrionais: em velozes embarcações saqueavam as terras litorâneas e, com o tempo, adentravam pelos cursos fluviais, levando à destruição, ao pânico e à morte as regiões do interior, chegando mesmo a ocupar vastas faixas territoriais, como a Normandia. Por terra, vindos da Ásia Central e da Europa oriental, os magiares ou húngaros, velozes e belicosos cavaleiros, desfecharam expedições de pilhagem

Respostas

respondido por: arthurgabhriel
5

Resposta:

Explicação:a) O texto faz referência ao processo de formação e consolidação do feudalismo. Na esfera política, destaca o enfraquecimento da autoridade dos reis e o fortalecimento do poder local. No plano econômico, enfatiza a diminuição das atividades comerciais decorrentes das mais variadas incursões militares.

b) Na Baixa Idade Média a diminuição das guerras e a melhoria das técnicas agrícolas colaboraram para o crescimento demográfico.

respondido por: kevinmarinhoalencar
1

Resposta:

) O texto faz referência ao processo de formação e consolidação do feudalismo. Na esfera política, destaca o enfraquecimento da autoridade dos reis e o fortalecimento do poder local. No plano econômico, enfatiza a diminuição das atividades comerciais decorrentes das mais variadas incursões militares.

b) Na Baixa Idade Média a diminuição das guerras e a melhoria das técnicas agrícolas colaboraram para o crescimento demográfico.

Perguntas similares