• Matéria: História
  • Autor: Mymbeemels
  • Perguntado 7 anos atrás

Por que o Cabo das Tormentas, no sul da África foi importante na história das grandes navegações?​

Respostas

respondido por: isabella32991
6

A partir da unificação de Portugal, os portugueses começaram a buscar novas rotas marítimas para comercializar os produtos provenientes do Oriente Médio. Durante alguns séculos, os portugueses foram conhecendo e conquistando novos territórios ao longo do litoral Norte da África. Aos poucos, descobriu-se que o continente era muito mais extenso ao sul do que se imaginava e traçou-se uma rota ao longo do litoral africano com o objetivo de conhecer toda sua dimensão e, possivelmente, contorná-lo. Foi assim que Portugal angariou uma série de colônias pelo mundo, avançando pouco a pouco no Oceano Atlântico e conhecendo o território que por ele é banhado.

Após muitas expedições, os portugueses chegaram ao limite do território africano, região de navegação perigosa, com águas turbulentas que ofereciam muitas dificuldades para a tecnologia marítima da época. No final do século XV, precisamente no ano de 1488, o navegador português Bartolomeu Dias chegou à região com sua tripulação enfrentando vários dias de severas tempestades que colocaram em risco a sobrevivência da expedição. Por conta disso, Bartolomeu Dias deu ao local o nome de Cabo das Tormentas. Mas, apesar das dificuldades, ele foi o primeiro navegador a superar tais dificuldades e dobrá-lo. Foi uma enorme conquista para Portugal, que, finalmente, descobria uma nova ligação com as Índias.

Quando Bartolomeu Dias retornou a Portugal e informou ao Rei João II sua conquista, este reprovou o nome Cabo das Tormentas para a região localizada na porção sul do continente africano. Ao dobrá-lo e conhecer uma rota tão desejada, o monarca preferiu nomeá-lo de Cabo da Boa Esperança.

Perguntas similares