Respostas
Resposta:
O processo de socialização se inicia na socialização primaria tendo um destaque primordial na vida do individuo, pois e a partir dai que se constrói o primeiro mundo, e é ainda na infância que a criança aprende e interioriza a linguagem, a regras básicas existentes, a moral e os modelos comportamentais que são condicionados a ela sempossibilidade de outras opções.
É importante salientar que a socialização e o processo de aprendizagem que todo e qualquer ser necessita para adaptação no meio em que vive, e é fundamental destacarmos esse conceito porque e através dele que o individuo se interioriza e compreende o aspecto de vida em sociedade. Portando a socialização e determinante para integração social.
A socialização primariaparte do âmbito familiar, pois a construção social da realidade nasce da construção dos acontecimentos da vida individual e relações aparentemente naturais. A criança não interioriza o ambiente que a rodeia, mas esta profundamente alienada as definições que lhes chega através do adulto com quem interage. Dessa maneira a criança torna-se membro de uma sociedade criando situações aceitáveis deconveniência entre os significados atribuídos por aqueles que se encarregam de sua socialização.
Sendo assim podemos dizer que a sociedade é entendida de fato como um processo inacabado de exteriorização, objetivação e interiorização, pois e através de outros indivíduos que um ser e apresentado a uma sociedade de forma a seguir padrões comuns.
Para Berger essa primeira etapa de exteriorização é oprocesso de “continua efusão do ser humano sobre o mundo, quer na atividade física ou mental dos homens”, a segunda expressa o momento de objetivação do mundo humanamente produzido, ou seja, “o homem inventa uma língua e acaba que descobre que a sua fala e pensamento são dominados pela gramatica, ou produz valores e ao transgredir se sente culpado”, dessa maneira o homem esta forjando instituiçõesque o controla e o intimida e a terceira etapa o mundo social no processo dialético vem se reintroduzir mediante a dinâmica de socialização, de forma que a percepção da sociedade como realidade objetiva favorece ao ser humano um mundo para habitar.
No entanto a interiorização do individuo e um processo que continua durante toda a vida e Berger fala-nos de três questões fundamentais parainteriorização de um individuo na sociedade: emoção, generalização e cristalização que se resume em identidade, linguagem e confiança.
Ele afirma ainda que sem emoção e impossível existir o processo de aprendizagem, pois e desse ponto que se cria uma personalidade, a generalização seria para ele a abstração dos papeis e atitudes de outras pessoas e a cristalização é quando um processo de interiorização eefetivo. (Berger e Luckman) a Interiorização da Realidade.
Assim nasce uma identidade criando uma nomenclatura que exige uma localização dessa criança na meio social, sequentemente vem o aprendizado de uma linguagem, instrumento mais importante que o integrara com outras pessoas adquirindo conhecimento preparando-a para o futuro e por ultimo a confiança que a criança conquista na infância.