• Matéria: Pedagogia
  • Autor: brunagabriela02
  • Perguntado 7 anos atrás

Segundo o autor Benjamim(1984, p. 69) “Nada é mais adequado à criança do que irmanar em suas construções os materiais mais heterogêneos-pedras, madeiras, papel. Por outro lado, ninguém é mais sóbrio em relação aos materiais do que as crianças: um simples pedacinho de madeira, uma pinha ou uma pedrinha reúne em sua solidez, no monolitismo de sua matéria, uma exuberância das mais diferentes figuras (BENJAMIN, 1984, p. 69).”. A partir da ideia exposta acima, disserte sobre a utilização do brinquedo pela criança enquanto brinca? Para subsidiar suas reflexões leia o texto “ALMEIDA, Danielle Barbosa Lins de. Sobre brinquedos e infância: aspectos da experiência e da cultura do brincar. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 95, p. 541-551, Aug. 2006 .” Acessar pelo link:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
14

Enquanto brinca a criança usa os brinquedos tanto para repetir as estruturas sociais nas quais está incluída quanto para reorganizar o mundo que a cerca.

Quando usa brinquedos para reconstruir, por exemplo,a estrutura da família, da escola ou situações econômicas comuns, está, pela imitação, aprendendo a conviver no mundo.

Quando "inverte" o seu sentido, ou cria situações inusitadas - como quando usa ursos de pelúcia para "dar aulas" para as suas bonecas ou carros que voam - está usando a sua criatividade para se apresentar enquanto indivíduo em uma sociedade que pode - e em certos sentidos o faz - sufocar a independência de cada um.

Perguntas similares