3. Até o período dos filósofos socráticos, a filosofia foi marcada pelo predomínio da razão em detrimento das influências puramente mitológicas. A razão foi ressaltada como forma de se encontrar a verdadeira essência das coisas e, mesmo com enfoques distintos, manteve-se como principal meio de explicar a existência humana. Entretanto, a Idade Média marcou uma nova tendência do pensamento filosófico. Assinale a alternativa que aponta as características desse período:
a) Trata-se de um momento marcado pela cosmologia, em que os pensadores se concentravam em encontrar o princípio do universo (o cosmo).
b) Marcado pela consolidação das cidades-Estados (as pólis) e do início da democracia, esse período tem em Sócrates seu principal expoente.
c) Consolida-se o comércio e a democracia e, com isso, os cidadãos ganham espaço e representação política, necessitando do ensino da oratória.
d) Trata-se do período em que a Igreja Cristã consolida sua doutrina e seus dogmas e passa a ter grande representação e poder político, de modo que a filosofia, em muitos momentos, confunde-se com a própria teologia.
e) Momento de grande tensão em função das crises religiosas, que procuravam eliminar de vez a filosofia e as teorias do conhecimento e difundir apenas a teologia
Respostas
A é falsa, sendo a descrição adequada ao período pré-socrático, e não ao período medieval.
B é falsa, sendo o período marcado pela instituição do feudalismo, e não pela forma política das cidades-estado.
C é falsa, havendo no período pouco ou nenhum espaço de participação política para os cidadãos - era um período de monarquias hereditárias.
D é verdadeira. A Igreja, na época, era "dona" das ciências, definia os rumos políticos e colocava a Razão como auxiliar da fé.
E é falsa, uma vez que a Filosofia era vista como um podo de provar as verdades da fé.
A alternativa que aponta as características do pensamento filosófico na Idade Média é: d) Trata-se do período em que a Igreja Cristã consolida sua doutrina e seus dogmas e passa a ter grande representação e poder político, de modo que a filosofia, em muitos momentos, confunde-se com a própria teologia.
A filosofia na Idade Média
A Idade Média compreende um longo período do século V até o século XV. Foi marcado pelo poder da Igreja Católica, que utilizou do conhecimento da época, a filosofia grega, para dar sustentação à religião. Por isso, neste momento, confundiu-se a filosofia com a teologia.
Muitos foram os padres que buscaram nas obras de Platão, Aristóteles, entre outros, a confirmação da religião com a razão. Destacam-se as obras de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, que se esforçaram na união entre a fé católica e a racionalidade da filosofia.
Bons estudos!
Saiba mais sobre A filosofia na Idade Média em: brainly.com.br/tarefa/10243273
#SPJ3