• Matéria: Química
  • Autor: alissoncarlos13
  • Perguntado 7 anos atrás

Descreva como é feita a separação de misturas usando o funil de bromo e funil de decantação.

Respostas

respondido por: jngmoura03
8

Resposta:

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado.  

Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome decantação por sifonação ou funil de decantação:

Decantação: separa-se um componente do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água.

Funil de bromo ou funil de decantação: este método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.

Assim, para realizar a separação por decantação com o funil de bromo da mistura heterogênea de água e óleo, por exemplo, devemos realizar os seguintes passos:

1º Passo: Posicionar o funil de bromo em um suporte universal, com o auxílio de uma argola de ferro;

2º Passo: Posicionar um béquer, ou erlenmeyer, abaixo do funil de bromo;

3º Passo: Adicionar a mistura heterogênea no funil de bromo;

4º Passo: Aguardar a decantação da mistura, ou seja, deixar a mistura descansando por um tempo;

5º Passo: Abrir a válvula, permitindo a queda do líquido mais denso no erlenmeyer.

Explicação:

Perguntas similares