Respostas
Resposta:
Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma progressão no debate público em torno das questões femininas. Temas como assédio, aborto, maternidade e carreira, vem sendo discutidos amplamente na sociedade e ganhando espaço no cenário político. A luta pelo direito das mulheres vem progredindo não só no Brasil, mas em todo o mundo. Alguns avanços já foram conquistados nas última décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado.
Muitas mulheres ainda têm dificuldades de ocupar cargos de poder, serem eleitas ou terem voz ativa nas tomadas de decisões políticas. Isso acontece devido à exclusão histórica das mulheres na política e que reverbera, até hoje, no nosso cenário de baixa representatividade feminina no governo.
As mulheres devem participar da política brasileira para garantir que sejam elaboradas determinações que as contemplem, tais como leis de combate à violência doméstica e amparos maternidade.
Participação politica da mulher brasileira
Usualmente, os cenários políticos são compostos por homens, já que a política e a democracia surgem machistas ao reprimir a participação de certos grupos populares como as mulheres.
Quando as mulheres ocupam esses espaços, garantem que as necessidades femininas sejam ouvidas e atendidas, pois são porta-vozes dos pedidos de mudança.
Mais sobre a participação política popular: brainly.com.br/tarefa/22514336
#SPJ2