As fontes de financiamento para os investimentos em inovação podem ser públicas ou privadas, na maioria das vezes sendo um combinado de ambas. Sobre os investimentos do setor público, é possível afirmar que:
a) É através de empréstimos de longo prazo de bancos que cultivaram relações próximas com as empresas.
b) Ocorrem com o mercado internacional de títulos privados e o fornecimento de capital de risco.
c) Têm por objetivo o levantamento de recursos através da emissão de ações em mercados financeiros especializados.
d) São programas para incentivar as empresas a realizarem P&D através de empréstimos, recursos não reembolsáveis e incentivos fiscais.
e) São programas de créditos para micro e pequenas empresas voltadas à produção de bens de consumo.
Respostas
As fontes de financiamento para os investimentos em inovação de caráter público são proporcionadas por programas de incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento nas empresas, além de recursos não reembolsáveis (a fundo perdido) e os incentivos fiscais.
Os incentivos fiscais são uma boa maneira de o setor público incentivar e fomentar financiamento para os investimentos em inovação; pois eles proporcionam o uso de um recurso que iria para o estado no desenvolvimento de novas tecnologias.
Abraços!
Resposta: letra D
Explicação:
O financiamento público, em um grande número de países, é de longo prazo reunindo: (1) programas para incentivar as empresas a realizarem P&D através de empréstimos, recursos não reembolsáveis e incentivos fiscais; (2) recursos para o financiamento de P&D nas empresas através de programas de compras governamentais; (3) suporte para o estabelecimento de infraestrutura de P&D para o desenvolvimento industrial.