Não é possível respeito aos educandos, à sua dignidade, a seu ser formando-se, à sua identidade fazendo-se, se não se levam em consideração as condições em que eles vêm existindo, se não se reconhece a importância dos “conhecimentos de experiências feitos”.
O recorte literário em evidência enfatiza a relação do pensamento do educador Paulo Freire com as concepções dos filósofos Matthew Lipman (1923-2010) e John Dewey (1859-1952).
Tomando como base o pensamento desses filósofos no que diz respeito à defesa de uma educação para a emancipação, autonomia e libertação, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Lipman e Dewey eram favoráveis à concepção de ensino e aprendizagem que se centrava na transmissão de conteúdos, pois a aquisição de conhecimento aprimora a capacidade de realizar julgamentos.
( ) A centralidade do processo educativo para Lipman deve ser a filosofia, enquanto que para Dewey deve ser a experimentação, ou seja, a experiência promovida e controlada pelas ciências.
( ) Dewey definia a educação como como uma das maneiras de se refinar as experiências prévias e escolares dos alunos, ao passo que, para Lipman, o mais importante no processo educacional é o aprendizado por meio de futuras experiências.
( ) Tanto Freire, quanto Lipman e também Dewey, defendiam uma noção de educação que possibilite ao aluno um protagonismo com um posicionamento ativo no processo de aprendizagem.
( ) Para Paulo Freire, não é possível à escola, se estiver engajada na formação dos educandos, ficar alheia às condições socioculturais, econômicas, familiares e geográficas de seus alunos.
Em relação ao contexto apresentado, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Escolha uma:
Respostas
respondido por:
20
Resposta: F V F V V.
Explicação: corrigido pelo AVA
omininde:
F V F V V CORRETA E CORRIGIDA PELO AVA
respondido por:
10
Resposta:
FVFVV
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás