Respostas
A primeira participação brasileira nos Jogos Olímpicos foi em 1920, na Antuérpia. Curiosamente, apesar de todas as mudanças que aconteceram nesses quase 100 anos, foi a Olimpíada que o país conseguiu a melhor colocação: 15º lugar, com apenas três medalhas. Todas foram no tiro, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O primeiro medalhista de ouro brasileiro foi Guilherme Paraense.
Depois disso, o Brasil participou de todas as Olimpíadas, exceto a de Amsterdã, em 1928, devido à crise financeira das bolsas. Nos Jogos de Londres em 2012, a delegação brasileira teve o recorde de 259 atletas participantes. Para o ano que vem, estima-se que mais de 300 atletas participarão dos jogos.
Melhor resultado
Time feminino de vôlei de quadra
O melhor resultado em questão de medalhas foi nos jogos de Londres. Foram 17 medalhas no total (3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze) superando Atlanta-96 e Pequim-2008 em que o país conquistou 15 medalhas.
Maior número de medalhas de ouro
O maior número de medalhas de ouro na mesma Olímpiada foi na de Atenas, em 2004. A delegação brasileira voltou com cinco medalhas douradas, além da raríssima medalha Pierre de Coubertin que o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro Lima conquistou.
Total de Olimpíadas e medalhas conquistadas
No total, o Brasil disputou 21 Jogos Olímpicos e faturou 108 medalhas (23 de ouro, 30 de prata e 55 de bronze) espalhadas em 13 modalidades. O esporte que mais rendeu medalhas para o país foi o vôlei (20), seguido por judô (19) e vela (17).
Maiores medalhistas brasileiros
Os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael são os maiores medalhistas brasileiros, com cinco medalhas cada. Os dois possuem duas de ouro, Scheidt tem duas prata e uma de bronze, enquanto Grael uma de prata e duas de bronze. Em terceiro lugar, Marcelo Ferreira, também da vela, possui duas de ouro e uma de bronze. O vôlei tem oito jogadores bicampeões olímpicos, dois homens e seis mulheres.