• Matéria: Saúde
  • Autor: P33
  • Perguntado 7 anos atrás

Fátima está internada em um hospital de grande porte no interior do estado de São Paulo, para tratamento de um agressivo câncer de mama. A paciente apresenta um quadro álgico persistente, fibrose, retração e aderência cicatricial, encurtamento muscular e restrição de amplitude do movimento (ADM). A equipe multidisciplinar do hospital está dando suporte físico e psicológico e paliação dos sintomas, nessa equipe a atuação fisioterapêutica é de suma importância.

Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:

I. Osteoporose, incontinência urinária ou fecal, entre outros podem ser complicações advindas do câncer.

II. Manter os segmentos corporais alongados e a força muscular são objetivos da assistência fisioterapêutica no paciente oncológico.

III. Apenas pacientes acometidos pelo câncer, submetidos ao tratamento cirúrgico, apresentam disfunções ou sequelas.

IV. Na atenção terciária, a atuação fisioterapêutica assiste unicamente o pós operatório das cirurgias oncológicas.

É correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

b.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

c.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

d.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: branquinha873
19

Resposta:

c- apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Explicação:

No câncer pode ocorrer várias disfunções como incontinências, constipações ,osteoporose, fadiga, baixa imunidade, dentre outros fatores.

O fisioterapeuta no paciente oncológico precisa conhecer paciente antes da cirurgia para saber quais era sua força muscular e grau de amplitude de movimento, quanto conseguia se alongar, para após cirurgia trabalha para recuperar força muscular, amplitude de movimento, alongamento nivelando com opnião do paciente para que chegue no parametro que paciente consiga fazer o que fazia antes no dia a dia, também fisioterapeuta tem como um dos seus principios melhorar a dor do paciente, conforto e com tempo diminuir a medicação, e não é um trabalho individual, mas sim conjunto do paciente, fisioterapeuta e também toda a equipe disciplinar como nutricionista por exemplo - não adianta querer ganhar força muscular se ele estiver raquetico, anemico, e precisa da nutricionista para prescrever a melhor alimentação do paciente.

E não há sequelas apenas em processos cirurgicos oncologicos, há em todas cirurgias, patologias; o que muda e conduta que deve ter a cada disfunção de cada paciente, pois dois pacientes podem ter mesma patologia mas não tera tratamento igual de ponta a ponta, o que serve para um, não serve para o outro.

E fisioterapeuta não trabalha unicamente no pós operatorio na oncologia, ele trabalha no pré operatorio,  pós operatorio.

respondido por: juhesede
1

Resposta:

I, II

Explicação:

Correto

Perguntas similares