Respostas
Resposta:
Ao longo das últimas décadas, foram muitos os que defenderam que a família de Anne Frank foi detida por nazis em Amesterdão, após o seu paradeiro ter sido denunciado por pessoas próximas. Foram apontados dedos a vários ‘traidores’, mas nunca se chegou a uma conclusão. No ano passado, o historiador Gertjan Broek alegava que a família da jovem alemã não tinha sido traída, mas sim apanhada numa investigação. Agora, um antigo agente do FBI decidiu reabrir o caso e tentar perceber quem está por detrás da detenção e morte de vários familiares de Anne Frank.
Vince Pankoke vai liderar uma equipa de 19 investigadores que, com recurso as tecnologias desenvolvidas nas últimas décadas, tentará finalmente descobrir quem esteve por detrás da denúncia. A casa de Anne Frank, em Amesterdão, já disponibilizou os arquivos guardados naquele espaço.
No ano passado, uma investigação levada a cabo pela Casa Anne Frank avançou com a hipótese de a família da jovem judia não ter sido traída, mas sim apanhada numa investigação ligada ao racionamento de cupões de alimentação. No entanto, a equipa de investigadores não rejeita a hipótese de esta família ter de facto ter sido denunciada por pessoas que lhe eram próximas.