Respostas
1º – Conversar com os alunos sobre o trabalho que será desenvolvido, esclarecendo que irão trabalhar com o gênero contos de fadas. Numa roda de conversa fazer levantamento sobre os conhecimentos prévios, questionando-os se sabem o que é um conto de fadas, quais contos conhecem, qual o favorito, se têm algum livro de contos de fadas em casa, onde e quando leem e do que tratam os contos de fadas. O professor observará a partir das falas se há participação de todos os alunos, suas dificuldades e facilidades para expressar oralmente ideias e conhecimentos internalizados.
2° – Escolher um conto para ser lido de forma colaborativa, em que, no decorrer da leitura o professor fará pausas e questionará aos alunos sobre o que acham que vai acontecer na história. Após a leitura, apresentar aos alunos as características do gênero (título, enredo, personagens bons, personagens maus, cenários, elementos mágicos, conflito e resolução).
3º – O professor deve escolher três livros e dividir a turma em seis grupos para que seja entregue a matriz com o conflito das histórias que serão trabalhadas de forma que cada dois grupos recebam o mesmo conflito. Propor então que os dois grupos que receberam o mesmo conflito, reescrevam a história da seguinte forma: 1 grupo reescreve do início da história até o momento do conflito e o outro reescreve após o momento do conflito até o final, de forma que somente o conflito continue como no original. O professor deve recolher e fazer as intervenções necessárias e devolver para que os alunos escrevam a versão final.
4° – Com base na versão produzida na atividade anterior, os alunos devem reescrever os textos observando as intervenções feitas pelo professor na 1ª versão. Ao final, os grupos devem unir o que reescreveram formando uma nova história. Em uma roda de conversa, os alunos deverão ler as 3 novas versões das histórias, destacando as principais modificações propostas pelos grupos.
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) Modalidade de ensino do currículo analisado: Ensino Fundamental.
2) Ideologia em que ele se enquadra ou a que mais se evidencia: intelectual-racionalista e técnico-comportamental.
3) Fonte utilizada em sua elaboração: epistemológica (tradicional).
4) Valores teóricos/ideológicos presentes em sua proposta: acadêmico-racional/liberal e técnico-comportamental.
5) Exemplos: conteúdos programáticos: detêm-se nos objetivos e planejamento do ensino e aprendizagem por meio de disciplinas isoladas, sem levar em conta o contextos social e histórico de aluno.
Explicação: