Respostas
O hino nacional do Brasil foi inicialmente composto em comemoração à renúncia de D.Pedro I, vindo mais tarde a se tornar o hino do país. Dividido em duas partes, o trabalho foi resultado da combinação do trabalho realizado por Joaquim Osório Duque Estrada (responsável pela letra) e Francisco Manuel da Silva (responsável pela música).A música, composta por Francisco Manuel da Silva, surgiu antes da letra. Criada já em 1822, a composição celebrava a renúncia de D.Pedro I, que, ao retornar para Portugal, deixou o trono do país para o filho. Empolgado com a emancipação política da colônia, Francisco Manuel da Silva viu na música uma maneira de expressar o seu contentamento com a tão sonhada liberdade nacional.
Resposta:
A História do Hino Nacional do Brasil é recheada de fatos interessantes, mas infelizmente pouco divulgados. Tradicionalmente, o que sabemos sobre o Hino é referente aos autores da letra e da música.
A letra foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada e a música elaborada por Francisco Manuel da Silva. O Hino Nacional Brasileiro foi criado em 1831 e teve diversas denominações antes do título, hoje, oficial. Ele foi chamado de Hino 7 de abril (em razão da abdicação de D. Pedro I), Marcha Triunfal e, por fim, Hino Nacional.
Explicação: