É para um trabalho da escola, eu estou meio incerto se essa definição de metal está correta.
"Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente."
Está correta? Teria alguma definição mais legal de utilizar?
Respostas
Sua resposta tá legal, mas dá pra dar uma evoluida conceitual que ficaria bacana :)
O metal que você disse na sua explicação seria na verdade um composto metálico, acho bom diferenciar. Metais na verdade são os átomos, entende? Estes átomos de elementos metálicos então, segundo a sua explicação (correta), desempenham ligações interatômicas de natureza metálica, que se baseam na formação de retículos metálicos com cátions fixos permeados por elétrons livres, no chamado “mar de elétrons” (ou nuvem eletrônica) de maneira multidirecional, uma vez que compõem um retículo (metálico), que é um estrutura sólida tridimensional. É legal saber também que estes elétrons livres se libertam de sua camadas de valência deviado à eletropositividade elevada em átomos de elementos “metais”, que seria uma propriedade periódica que se baseia na tendência de um átomo perder elétrons em uma ligação química.
Essa propriedade pode ser pensada em comparação com outra propriedade periódica, o raio atômico. Os átomos de elementos “metais” tem um grande raio atômico, o que faz com que a capacidade de manter os elétrons das últimas camadas seja bem difícil (como pode ser verificado na fórmula da força elétrica), ou seja, a atração de um núcleo positivo com um elétron (partícula negativa) distante deste núcleo se dá por uma força muito baixa, o que leva estes elétrons a se livrarem da eletrosfera dos átomos metálicos.
(Obviamente sua professora não vai exigir tanto rigor, mas é legal você saber que o assunto é muito complexo e exige muito conhecimento diverso :) )