Respostas
A primeiras manifestações artísticas em espaço público no Brasil se iniciaram na década de 1950 e
foram elaboradas por Flávio de Carvalho, Hélio Oiticica e Artur Barrio. O estudo visou compreender
de que maneira estes artistas, mesmo vinculados à instituição, passam a realizar seus trabalhos no
ambiente externo às galerias de arte e museus. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico
acerca da trajetória e processo desses artistas e uma entrevista com Artur Barrio, o único artista
vivo dentre os três estudados. Foi feito um levantamento das obras realizadas em espaço urbano e
todas elas têm em comum o experimentalismo e a relação entre ação e efemeridade, portanto, o
que nos resta desses trabalhos é apenas o registro fotográfico ou o registro em forma de relato. O
experimentalismo no Brasil das décadas de 1960 e 1970 significou o afastamento dos códigos e
expectativas formais até então ditadas pelo circuito museológico. Os artistas estudados tem
interesse por uma arte de cunho urbano, sendo conduzida por elementos de banalização e
liberdade, para a configuração de um estado de arte que idealizava sua independência.