Descreva o modelo de mosaico fluído proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmática
Respostas
Resposta:O modelo do mosaico fluido foi proposto em 1972, por Singer e Nicholson, para explicar a estrutura da membrana plasmática. Ele possui essa denominação porque a membrana plasmática assemelha-se a um mosaico formado por proteínas inseridas em um fluido de lipídios.
No modelo do mosaico fluido, a membrana plasmática é basicamente constituída por uma bicamada lipídica na qual estão inseridas as proteínas.
Explicação:
O modelo de mosaico fluido é um modelo da estrutura da membrana plasmática proposta em 1972 por S. J. Singer e Garth Nicolson.
Na membrana plasmática, os fosfolipídios são dispostos formando uma bicamada, localizada com suas cabeças hidrofílicas em direção ao meio externo ou em direção ao citosol, e suas caudas hidrofóbicas dispostas em paliçada. As proteínas são intercaladas nesta bicamada de lipídios, dependendo das interações com as regiões da zona lipídica.
Características do modelo do mosaico de fluidos:
- A membrana é como um mosaico fluido no qual a lipídio bicápa é a base ou suporte e as proteínas são incorporadas ou associadas a ele, interagindo entre si e com os lipídios. Ambas as proteínas e lipídios podem se mover lateralmente.
- Os lípidos e as proteínas integrais estão dispostos em mosaico.
- As membranas são estruturas assimétricas em termos de distribuição de seus componentes, principalmente carboidratos, que só são encontrados no lado externo.