Paulo e Luísa, um casal de gêmeos que estudava na mesma sala, disseram que eram daltônicos para a cor verde. A professora perguntou se outras pessoas da família também eram daltônicas e os gêmeos responderam que outras duas pessoas tinham o mesmo tipo de daltonismo. Para descobrir quais eram essas pessoas, a professora fez mais algumas perguntas aos gêmeos e descobriu que eles não tinham outros irmãos, que seus pais eram filhos únicos e que seus avós ainda eram vivos.
a.o pai e o avô materno dos gêmeos.
b.a mãe e a avó materna dos gêmeos.
c.a mãe e a avó paterna dos gêmeos.
d.o pai e a mãe dos gêmeos.
e.o avô materno e a avó paterna dos gêmeos.
Respostas
Resposta:
Pelo enunciado, os gêmeos Paulo e Luísa são daltônicos, ou seja XdY e XdXd, respectivamente.
Já que apenas outras duas pessoas da família deles também são daltônicas, estas só poderiam ser o pai e o avô materno dos gêmeos.
Explicação:
Resposta:
a) O pai e o avô materno dos gêmeos.
Explicação:
Uma herança recessiva ligada ao sexo indica que o gene determinador de determinada característica está presente no cromossomo sexual, nesse caso o X, já que tanto Paulo quanto Luísa tem a herança. Assim, já podemos concluir que o pai apresenta a herança. Sobre os avós paternos, o pai recebeu o gene da sua mãe, ou seja, da avó dos gêmeos. Não se pode afirmar que ela é daltônica. Já os avós maternos, a mãe recebeu o gene de seu pai, ou seja, avô dos gêmeos. Tendo ela o gene recessivo, ele obrigatoriamente deve ter, e portanto é daltônico. Sendo assim, a alternativa correta é a letra A.
Classroom
2º TRI | Biologia | 3ª Série | Aula 25 | 16/06/2021