Platão foi um dos discípulos de Sócrates, o qual viveu entre 427 a 327 antes de Cristo, cuja obra é pautada, dentre outros aspectos, pela discussão acerca da verdade universal e da formação de um governo que seja justo. Para ele, “por mais que exista a necessidade dos valores imediatos da vida, temos que ter um sentido maior que norteia nossa existência”.
AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2018, p. 19.
Sobre o pensamento de Platão, analise as afirmações considerando V para verdadeiras e F para falsas.
( ) Platão é considerado um dos pilares clássicos do pensamento filosófico por conta de sua defesa à universalidade do conhecimento.
( ) A organização de um governo justo, que tivesse como princípios norteadores a razão e a sabedoria, caberia a um pensador: um filósofo.
( ) Platão pautava seus escritos pela noção de materialidade, de modo que aspectos imateriais foram desconsiderados em suas obras.
A opção que apresenta a sequência correta é:
Respostas
Resposta:
V.V.F.
Explicação:
( V ) Platão é considerado um dos pilares clássicos do pensamento filosófico por conta de sua defesa à universalidade do conhecimento.
Página 19 - último parágrafo - "tentou consolidar o pensamento filosófico e propagar a universalidade do conhecimento"
( V ) A organização de um governo justo, que tivesse como princípios norteadores a razão e a sabedoria, caberia a um pensador: um filósofo.
Página 19 - Último parágrafo - " para ele, o governo justo, teria que dirigido por um filósofo"
( F ) Platão pautava seus escritos pela noção de materialidade, de modo que aspectos imateriais foram desconsiderados em suas obras.
Página 20 - 3º parágrafo - "Uma das grandes contribuições de Platão (2002) foi a divisão da verdade em dois elementos, o material e o imaterial.
(UNICESUMAR - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO)