Leia atentamente o texto seguinte para responder à questão.

 

 


“A vantagem direta da utilização do cinema na sala de aula é a de funcionar como motivação para a aprendizagem dos conteúdos disciplinares. Não obstante da utilidade óbvia da projeção do filme há que ser cuidadoso no número de películas exibidas e não utilizar indiscriminadamente este recurso.[...]
Na disciplina de Geografia, as orientações curriculares reforçam o uso de recursos dos media promovendo o desenvolvimento da relação entre a parte humana e física da disciplina, o compreender do valor das diferentes culturas e sociedades à escala planetária e o avaliar das diferenças sociais da humanidade. O ensino da Geografia deve ter como diretriz fundamental a de desenvolver com os alunos um pensamento crítico e independente.[...]
A História será das disciplinas com mais provas dadas no que concerne à aplicação do cinema na aula dada a correlação entre os assuntos dos filmes com os conteúdos curriculares. Uma das finalidades da disciplina prende-se com a compreensão do mundo contemporâneo reportando a acontecimentos do passado que promovam a construção de consciência cívica dos alunos. ”

 

Fonte: LOPES, S. R. C. O cinema no processo de ensino-aprendizagem da História e Geografia. 2015. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de História e Geografia, Faculdade de Letras, Universidade do Porto, Porto - Pt, 2015. Páginas 17 e 18.          

 

 


A autora nos apresenta fortes argumentos em defesa da utilização do cinema como ferramenta pedagógica em geral e mais especificamente em Geografia e História. Pensando-se na inserção do cinema como ferramenta prevista em planejamento podemos identificar os seguintes procedimentos:

 

 


1. Pesquisar e realizar uma análise crítica dos títulos disponíveis que abordem eficientemente os temas escolhidos.
2. Inserir uma proposta de atividade, com produção concreta ou não, que sirva de culminância do estudo.
3. Verificar a disponibilidade de aulas ao longo dos períodos letivos (bimestral ou trimestral) adequando-os à inserção dos filmes.
4. Analisar o currículo oficial e selecionar os conteúdos mais relevantes e cuja abordagem em audiovisual seja mais eficiente.
5. Avaliar a classificação etária indicativa dos títulos disponíveis e adequar as possibilidades de acordo com essa limitação.

Partindo-se da necessidade de efetivar seu uso em sala de aula assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de inserção dessa ferramenta.

Escolha uma:

a. 4 – 3 – 1 – 5 – 2.

b. 3 – 1 – 5 – 2 – 4.

c. 3 – 4 – 5 – 1 – 2.

d. 4 – 1 – 5 – 2 – 3.

e. 1 – 3 – 4 – 5 – 2.​

Respostas

respondido por: rita1975
9

Resposta:

c)

4 – 3 – 1 – 5 – 2.

Explicação:

respondido por: FlorMaia
11

Resposta:

4 – 3 – 1 – 5 – 2. Correto

Perguntas similares