Leia atentamente o excerto de texto para responder à pergunta.
“De um lado, questiona-se a validade dos filmes para o conhecimento histórico, por não obedecerem a critérios de validação científica do conhecimento apresentado. Do outro lado, valorizam-se os potenciais da linguagem fílmica em possibilitar imagens mais bem elaboradas do passado, desprezando as limitações das imagens em relação aos critérios de validação do conhecimento.
Contudo Rüsen entende que a História tem um vínculo forte com a memória, que é viva e ativa no presente, por isso ela se opõe à pretensão pura e simples de factualidade e objetividade. Mas a interpretação pura e simples do passado como uma memória desprovida de regras e fundamentos racionais se tornaria também utilitarista, pois desqualificaria o fator da experiência no âmbito da narrativa histórica. Rüsen propõe a superação da exclusão mútua das tradições moderna e pós-moderna, e entende História e memória como sínteses de experiência e interpretação. Tanto o âmbito da qualificação da experiência quanto o da produção narrativa de sentidos estão presentes no pensamento histórico. ”
Fonte: SOUZA, É. C. de. CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Jovens e sua relação com a história em filmes. 2014, p. 333 e 334. 357 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Parana, Curitiba, 2014. Disponível em: <http://www.ppge.ufpr.br/teses d2014/d2014_Eder Cristiano de Souza.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
Para o autor, a utilização adequada de produções cinematográficas como __________ demanda a superação de uma concepção _________ da historiografia, a qual reduziria as fontes à ___________ dos documentos oficiais. Por outro lado, também se deve evitar uma banalização da _________ pós-moderna, que impediria o uso adequado e objetivo do filme histórico.
A partir da leitura do excerto de texto e suas reflexões, escolha a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas
Escolha uma:
a.
Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.
b.
Fonte histórica – marxista – dialética – progressividade.
c.
Ferramenta didática – tradicional – reprodução – multiplicidade.
d.
Fonte de entretenimento – utilitarista – parcialidade – diversidade.
e.
Ferramenta didática – fenomenológica – constituição – objetividade.
Respostas
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26
Resposta:
Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade. Correto AVA
respondido por:
1
A validade de filmes como fonte histórica é um debate que relaciona a metodologia de pesquisa e busca balancear a objetividade e subjetividade. Alternativa correta letra a.
Fontes históricas variadas
- As fontes históricas mais comuns são textos documentais, vestígios arqueológicos, registros orais e representações pictóricas.
- Essas fontes são a matéria prima para entendermos a história da humanidade e devem seguir um critério objetivo de escolha.
- Contudo, sem subjetividade não há como retratar a humanidade propriamente e por tanto é fundamental levá-la em consideração.
- Dito isso filmes são levados em conta como documentos históricos e devem ser contextualizados.
Na questão
- Analisando o parágrafo a ser completado podemos dizer que trata de fontes históricas e busca conceber como método a utilização de filmes com fonte e argumenta que a mera objetividade de documentos deve ser superada até certo ponto, mas deve-se evitar a banalização da subjetividade, atribuída aqui ao pós modernismo.
- Alternativa a)
Saiba mais a respeito de fontes históricas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/39630569
Espero ter ajudado e bons estudos. XD
#SPJ5
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