As duas baterias da esquerda são de 5,0 V e as duas da direita são de 12,0 V. Assinale a alternativa que corresponde à força eletromotriz equivalente dessa associação.
Alternativas
Alternativa 1:
17,0 V.
Alternativa 2:
20,0 V.
Alternativa 3:
22,0 V.
Alternativa 4:
27,0 V.
Alternativa 5:
34,0 V.
Respostas
a) FALSO – Na associação em série, somam-se as tensões produzidas por pilha, enquanto na associação em paralelo o potencial elétrico é o mesmo de uma única pilha.
b) VERDADEIRO – Na associação em série, as tensões individuais são somadas. Logo, temos a tensão equivalente ao dobro de uma única pilha.
c) FALSO – Ao ligarmos um voltímetro nos terminais do segundo arranjo, será medida a diferença de potencial da associação das pilhas em paralelo. Como elas são idênticas, esse valor será igual à força eletromotriz de uma única pilha.
d) FALSO – O primeiro arranjo fornece duas vezes mais tensão elétrica que o segundo. Nesse caso e de acordo com a 1ª Lei de Ohm, a corrente elétrica formada sobre o mesmo resistor será duas vezes maior quando ligado a essa associação.
e) FALSO – Nessa associação, a diferença de potencial medida por um voltímetro é equivalente ao potencial de duas pilhas, pois elas estão associadas em série
34,0 V.