Respostas
Eclipse é uma palavra do âmbito da astronomia que significa o desaparecimento temporário de um astro, causado pelo posicionamento de um corpo celeste entre o astro e o observador ou entre o astro e o Sol.
A palavra eclipse tem origem no grego ékleipsis, que indicava o ato de sair ou não aparecer em algum lugar. Este fenômeno pode ser total ou parcial, dependendo de fatores como a localização do observador. O eclipse acontece quando um corpo celeste se encontra na sombra de outro.
Os eclipses mais conhecidos são os eclipses do Sol e da Lua. Apesar disso, também é possível observar eclipses de satélites de outros planetas, como Júpiter e Saturno, por exemplo.
Em sentido figurado, a palavra eclipse pode indicar o desaparecimento temporário, ausência ou obscurecimento de alguma coisa. Ex: A sua carreira teve um eclipse durante 2 anos.
Eclipse solar
Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua, no seu movimento de translação, passa em frente ao Sol, ocultando-o de forma total ou parcial.
Quando a lua se encontra mais perto da Terra, o cone de sombra pode criar uma sombra na superfície terrestre com aproximadamente 250 km de diâmetro. Dentro dessa área é possível ver um eclipse solar total. Se a Lua está mais distante da Terra, o cone de sombra não chega à Terra, e se verifica um eclipse solar parcial.
O eclipse total tem uma duração máxima de 7 minutos e 30 segundos, enquanto o parcial dura no máximo 12 minutos e 30 segundos.
Eclipse lunar
A Terra, sendo um corpo opaco (não permite a passagem de luz), cria um cone de sombra ao ser iluminada pelo Sol. Assim, o eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra nesse espaço de sombra.
Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto em todos os locais onde a Lua está acima do horizonte (quando é noite no local do eclipse).
A duração máxima de um eclipse lunar é 3 horas e 48 minutos, e a duração da fase total a duração máxima é 1 hora e 42 minutos.
Este fenômeno é importante e é estudado no âmbito da Geofísica.
Resposta:
Na astronomia, um eclipse é a ocultação de um astro por outro em decorrência de alinhamento entre a Terra e o astro em questão.
Existem dois tipos de eclipse: o solar e o lunar.