• Matéria: História
  • Autor: maryanna022021
  • Perguntado 7 anos atrás

fale sobre a presença do povo africanos no brasil?

Respostas

respondido por: aissas312
12

Resposta:

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico.  Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.

Explicação:

Se eu te ajudei, porfavor, Marque como melhor resposta!


maryanna022021: obgda..
aissas312: Não foi nada amor!
maryanna022021: vc pode mim ajuda em outra perguntas??
respondido por: KauanG61
1

Os primeiros grupos de africanos escravizados desembarcaram no Brasil por volta de 1550. A captura de pessoas na África e sua venda nas Américas eram essenciais para o aumento da produção colonial, permitindo a intensificação das trocas de matérias-primas tropicais por manufaturados entre a América e a Europa.

Se por um lado a mão de obra escravizada foi essencial para ter garantidos empreendimentos econômicos coloniais, por outro, o próprio tráfico de escravos se tornou um negócio rentável, mantendo-se ativo por séculos. Apenas em 1.850, com a promulgação da lei Eusébio de Queirós, essa atividade foi proibida. No entanto, o escravismo perdurou até 1.888, quando a lei Áurea, aboliu a prática.

As péssimas condições de transporte dos africanos em navios negreiros, a exploração intensa do seu trabalho, os castigos impostos e as condições precárias de vida faziam os índices de mortalidade superar os nascimentos desse grupo. Além do impacto demográfico causado na África, esse quadro acabava alimentando ainda mais o tráfico de pessoas, tão baixa era da expectativa de vida do negro escravizado.

De acordo com o relatório do desenvolvimento humano – Brasil 2.005, foi por meio do comércio de cativos e da exploração de seu trabalho que se acumularam as maiores fortunas do Brasil, na virada do século XVIII para o XIX. O desempenho da economia dependia da mão de obra africana, utilizada em diversas atividades produtivas fundamentais. Essenciais nas plantações de cana de açúcar, na mineração e início do cultivo do café, os africanos escravizados também eram responsáveis pelo cultivo de subsistência, tal como as lavouras de mandioca, milho, feijão, para o seu próprio sustento e o do senhor, além de participarem nos trabalhos domésticos e urbanos.

Perguntas similares