1- Nas Doenças Cardiovasculares (DCV) em prevenção primária e secundária são fundamentais recomendações da pratica de atividade física, não fumar e não ingerir álcool, tratamento ou controle da dislipidemia, obesidade, diabetes e hipertensão, impedindo assim um ritmo acentuado da progressão da doença. As diretrizes reconhecem a alteração no padrão alimentar como forma terapêutica não medicamentosa no tratamento para controle de fatores de risco para DCV. As mudanças de padrões alimentares relacionadas a redução de risco cardiovascular são denominadas cardioprotetoras. Umas das dietas que se destacam atualmente como dieta cardioprotetora é a
Escolha uma:
a. dieta ocidental.
b. dieta proteica.
c. dieta oriental.
d. dieta do mediterrâneo.
e. dieta vegetariana.
2- A orientação nutricional e alimentar tem o objetivo de promover a saúde contribuindo com uma redução de risco para as doenças cardiovasculares, estas orientações não devem possuir caráter proibitivo e sim proporcionar uma mudança de escolhas alimentares, para que ocorra uma melhor aderência do indivíduo a orientação.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Atendimento Ambulatorial e Clínico Nutricional em Doenças Cardiovasculares. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Tomando como referência recomendações importantes de serem seguidas de maneira geral para uma boa saúde, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) O indivíduo deve seguir um padrão alimentar saudável ao longo da vida, escolhendo bem seus alimentos, adequando calorias de acordo com seu peso corporal, para manter um peso saudável e fornecer nutrientes adequados, reduzindo assim o risco de doenças crônicas.
( ) Uma orientação nutricional deve respeitar a ingestão calórica e os grupos alimentares, considerando a variedade de alimentos da dieta, assim como a densidade energética dos alimentos e seu teor de nutrientes.
( ) Padrões alimentares saudáveis em grupos populacionais deve ser incentivado respeitando os hábitos e preferências financeiras.
( ) Dentro das preferências alimentares e culturais, incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e artificiais que contenham nutrientes suficientes para ingestão diária de cada indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:
a. V – V – F – F.
b. V – F – V – F.
c. V – V – V – F.
d. V – F – V – V.
e. F – F – V – V.
3- As diretrizes para orientação nutricional em DCV preconizam um padrão alimentar saudável, que seja flexível onde o indivíduo pode desfrutar de alimentos que atendam suas necessidades pessoais, respeitando preferências culturais e tradicionais que caibam no seu orçamento.
MARTINS, C.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Atendimento Ambulatorial e Clínico Nutricional em Doenças Cardiovasculares. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Um padrão alimentar saudável inclui:
I. Frutas, especialmente a polpa ou fruta sem casca.
II. Laticínios com gordura ou com alto teor de gordura.
III. Uma variedade de alimentos proteicos, incluindo frutos do mar.
IV. Óleos vegetais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
b. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1 letra D dieta do mediterrâneo
2 letra A V – V – F – F
3 letra D III e IV
Explicação:
Todas corrigidas pelo AVA
respondido por:
1
Resposta:
- Dieta do Mediterrâneo.
- V – V – F – F.
- Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Explicação:
- Umas das dietas que se destacam atualmente como dieta cardioprotetora é a dieta do mediterrâneo, que consiste em uma alimentação baseada no consumo alimentar e estilo de vida de indivíduos que vivem nas regiões em torno do mediterrâneo. Esta dieta ficou conhecida por meio do estudo dos sete países, onde foi observado que os indivíduos em torno da região do mediterrâneo tinham menores taxas de doença coronariana comparada com as outras regiões estudadas.
- Algumas recomendações são importantes de serem seguidas de maneira para que se tenha uma boa saúde: - O indivíduo deve seguir um padrão alimentar saudável ao longo da vida, escolhendo bem seus alimentos, adequando calorias de acordo com seu peso corporal para manter um peso saudável e fornecer nutrientes adequados, reduzindo assim o risco de doenças crônicas. - Uma orientação nutricional deve respeitar a ingestão calórica e os grupos alimentares, considerando a variedade de alimentos da dieta, assim como a densidade energética dos alimentos e seu teor de nutrientes. - Importante limitar a ingestão de açúcares, gordura saturada e sódio e preferir alimentos que tenham menor concentração destes componentes alimentares. Deve-se substituir bebidas açucaradas por outras com menor teor de açúcar. - Dentro das preferências alimentares e culturais, incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e naturais que contenham nutrientes suficientes para ingestão diária de cada indivíduo. - Padrões alimentares saudáveis em grupos populacionais devem ser incentivados respeitando os hábitos e as preferências culturais.
- Um padrão alimentar saudável inclui: ¾ Vegetais variados de todos os subgrupos: verde-escuro, vermelho, laranja, leguminosas (feijões e ervilhas) e tubérculos. ¾ Frutas, especialmente as inteiras e com casca. ¾ Grãos, preferindo os integrais pelo menos 50% da ingestão. ¾ Laticínios sem gordura ou com baixo teor de gordura, incluindo leite, iogurte, queijo e/ou bebidas fortificadas com soja ou outras bebidas vegetais. Alimentos proteicos variados, incluindo frutos do mar, carnes magras, aves, ovos, leguminosas (feijões e ervilhas) e nozes, sementes e produtos de soja. ¾ Óleos vegetais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás