Leia:
"No intervalo das glosas, corria um borborinho alegre, um palavrear de estômagos satisfeitos; os olhos moles e úmidos, ou vivos e cálidos, espreguiçavam-se ou saltitavam de uma ponta à outra da mesa, atulhada de doces e fructas, aqui o ananás em fatias, ali o melão em talhadas, as compoteiras de cristal deixando ver o doce de coco, finamente ralado, amarelo como uma gema, -- ou então o melado escuro e grosso, não longe do queijo e do cará. De quando em quando um riso jovial, amplo, desabotoado, um riso de família, vinha quebrar a gravidade política do banquete. No meio do interesse grande e comum, agitavam-se também os pequenos e particulares. As moças falavam das modinhas que haviam de cantar ao cravo, e do minuete e do solo inglês; nem faltava matrona que prometesse bailar um oitavado de compasso, só para mostrar como folgara nos seus bons tempos de criança. Um sujeito, ao pé de mim, dava a outro notícia recente dos negros novos, que estavam a vir, segundo cartas que recebera de Loanda, uma carta em que o sobrinho lhe dizia ter já negociado cerca de quarenta cabeças, e outra carta em que... Trazia-as justamente na algibeira, mas não as podia ler naquela ocasião. O que afiançava é que podíamos contar, só nessa viagem, uns cento e vinte negros, pelo menos."
Fragmentos : Memorias Póstumas de Brás Cubas.
***Em "No meio do interesse grande e comum , agitavam-se também os pequenos e particulares", os interesses referidos pelo narrador revelam costumes da época em que se passa o romance. São eles:
A Os bailes alegres, ruidosos e os banquetes suntuosos dos banqueteiros.
B O sistema de comunicação por meio de cartas e as brigas de família.
C As comidas e as frutas típicas da época e as danças do tempo de criança.
D As deliciosas receitas de doce de coco e as modinhas cantadas ao cravo.
E As conversas sobre música e aquelas sobre assuntos econômico-financeiros.
Respostas
respondido por:
19
No texto, os "interesses particulares" apresentados são conversas sobre música, dança e a negociação de escravos - o que, na época em que se passa o romance, constituía assunto financeiro.
A música e dança estão representadas nas conversas entre as mulheres: as moças conversam umas com as outras sobre as aulas de música e as mais velhas sobre a sua juventude.
Já a conversa sobre o tráfico negreiro dava o tom "econômico" da conversa dos homens.
É correta a alternativa E.
douglasluchetti:
Mas, a questão se refere mais aos costumes de tal época, e não, quais os reais interesses da conversa?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás