No século XIX ocorreram expressivos eventos que alteraram sobremaneira a organização social, política, econômica e cultural no Brasil, uma vez que a Família Real Portuguesa transferiu-se à colônia em 1808, o Brasil tornou-se monarquia independente da metrópole europeia em 1822, a abolição da escravidão alterou a vida em sociedade em 1888 e a República foi proclamada em 1889 (AGUIAR; CASTELEIRA, 2019). AGUIAR, Gilson da Costa; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá-PR: UniCesumar, 2019. Com relação ao último fato destacado, assinale a alternativa correta:
Respostas
A alternativa correta é:
Alternativa 5: Em um primeiro momento, a vida na República não promoveu alterações nas condições sociais de vida nas cidades.
As alternativas eram:
Alternativa 1: A Proclamação da República caracterizou-se por processo político que gozou de intensa participação popular.
Alternativa 2: A República foi proclamada pelo povo, que se opunha ao governo instituído e se organizou para tomar o poder.
Alternativa 3: A República caracterizou-se pela rejeição à participação de membros das elites agrárias e militares no governo.
Alternativa 4: A despeito de áreas para as quais não houve alterações, a educação tornou-se preocupação central da República.
Alternativa 5: Em um primeiro momento, a vida na República não promoveu alterações nas condições sociais de vida nas cidades.
A Proclamação da República não trouxe mudanças significativas nas condições sociais da vida nas cidades. Os negros continuaram marginalizados, sem direitos (não tinham moradias nem empregos) e as elites agrárias continuaram concentrando a riqueza e o poder do país.
Os outros itens estão errados porque a Proclamação da República não teve participação popular e não foi o povo que tomou o poder, mas sim os militares com apoio das elites agrárias. Além disso, a educação não era uma preocupação central nesse momento da história do país.