Não é fácil avaliar a dimensão da crise do emprego urbano que vem ocorrendo no Brasil, ao longo dos anos 90. Mesmo enquanto se desenvolveu, o país conviveu com graves problemas decorrentes da insuficiente geração de empregos e o baixo nível das remunerações do trabalho. Essa característica do desenvolvimento da economia foi profundamente agravada com a estagnação dos anos 80 e com a abertura indiscriminada dos anos 90, as quais aumentaram tanto o desemprego, como a fração das oportunidades ocupacionais que não oferecem qualquer perspectiva de ascensão profissional e social à população urbana.
BALTAR, P. E. A. Estagnação da economia, abertura e crise do emprego urbano no Brasil. Economia e Sociedade, Campinas, v. 5, p. 75-111, jun. 1996.
Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego no Brasil no primeiro trimestre de 2018 é de 13,1%. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que explique, de forma mais completa, o que esse valor apresentado significa.
Alternativas
Alternativa 1:
13,1% da população brasileira não está trabalhando.
Alternativa 2:
13,1% da população brasileira não está procurando emprego.
Alternativa 3:
13,1% da população brasileira não está trabalhando e está procurando emprego.
Alternativa 4:
13,1% da população brasileira quer mudar de emprego.
Alternativa 5:
A porcentagem apresentada não tem nenhum significado.
Respostas
respondido por:
1
Alternativa 3
O desemprego é um dos motivos do desenvolvimento da questão social, sem um emprego, o homem torna-se vítima do descaso, não tendo acesso aos direitos fundamentais como alimentação, moradia, trabalho e lazer, que em grande parte das vezes, são uma utopia.
Por isso, a busca por um trabalho se torna cada vez maior, levando em consideração de que o trabalho se torna uma grande oportunidade de crescimento para o indivíduo em diferentes aspectos.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás