Respostas
- Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos.
- Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.
- Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
- Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
- Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
A atmosfera é constituída por 5 camadas, são elas:
Troposfera: É a camada mais próxima da terra, é o ar que respiramos e onde ocorre os fenômenos naturais, como chuva, ventos, neve...
Estratosfera: Localiza-se na camada de oxônio, e faz a proteção da terra absorvendo os raios ultravioletas do sol. É nessa camada que os aviões fazem os vôos e onde acontece o efeito estufa.
Mesosfera: É uma camada de ar muito fria aonde existem os íons, responsáveis pela transmissão de radio e Tvs.
Termosfera: O ar dessa camada é muito raro. É também a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do sol
Exosfera: É a camada mais distante da terra, nessa camada as partículas de desprendem da gravidade do planeta terra e é formada basicamente por 50% de gás Hélio e 50% de hidrogênio. Também é nessa camada que se concentram os satélites de transições de dados.