Respostas
Houve muita contribuição, por parte de Platão, mas há algumas coisas principais:
Ele acreditava que a verdade absoluta só poderia ser alcançada se a pessoa tivesse acesso ao mundo inteligível (mundo das ideias) e somente as pessoas que se utilizavam do pensamento racional (usando a Razão) é que poderiam chegar lá, portanto, os filósofos.
Defendia que o mundo vive de maneira alienada e, assim, ele criou o mito da caverna: onde as pessoas que viviam dentro da caverna estavam amarradas de frente para a parede, onde eram projetadas sombras, e, para elas, aquele era o mundo real. Entretanto, certo dia, uma das pessoas consegue se soltar e sair da caverna para realmente ver qual era o mundo de verdade, mas quando ela voltava para avisar os outros, eles o acusavam de louco e o matavam. Então esse ciclo de mundo verdadeiro ilusório persiste. Ele compara o lado de dentro da caverna como sendo o mundo sensível e o lado de fora da caverna como sendo o mundo inteligível.
Platão também realizava duras críticas à democracia e seu principal instrumento para a busca da verdade era a Dialética.
Explicação:
Platão estudava muita em relação a interação e a interpretação de nossa realidade .
Ele denominava a nossa interecão com a realidade , como nossa sensibilidade sensível , que se baseia em relação a nossas experiências possíveis em vida .
Já em relação a parte de nossa interpretação da realidade , ele denominava como nossa sensibilidade inteligível , que se baseia em relação ao que somos capazes de compreender e raciocinar através de nossa cognição .
Estas distinções , como se fossem dois universos dessemelhantes , foram os principais caminhos nos quais Platão , se utilizava para explicar a razão .
Ele criticava constantemente nossa alienação por parte da mitologia e desinteresse popular na razão , criando a partir desse pensamento o mito da caverna , que se baseava nocomo o ser poderia alcançar a razão ( ou a luz ) , que era a mistura de nossa sensibilidade sensível e inteligível .