Respostas
Resposta:
Na década de 1970 ficaram famosos os movimentos sociais articulados por grupos de oposição ao regime militar, a partir daí esses movimentos começaram a se expressar com maior visibilidade social. Foram muitos os movimentos sociais que surgiram ou ressurgiram na década de 70, mas esse blog irá focar nos movimentos que tiveram relação direta com a repressão.
Boa parte dos movimentos já existia antes desse período, na verdade a maioria deles foi obrigada a silenciar com a ditadura, porém, mesmo diante de forte repressão, os movimentos sociais não se calaram totalmente, e buscaram se expressar através de outros sujeitos políticos coletivos, entre eles a Igreja Católica.
Eles passaram a ter novo caráter a partir dos anos 70, não eram mais as questões econômicas o tema principal dos movimentos.
Surgia uma nova necessidade, uma nova emergência, além das já existentes... um novo grito, na verdade, esse grito já existia, mas foi obrigado a se calar.
Agora o que falava mais alto era o desejo de liberdade e justiça, a cobrança de dívidas que a ditadura ia acumulando com a sociedade.
Vários segmentos se uniram contra o arbítrio do regime autoritário, levando ao surgimento de mais atores no cenário político e social brasileiro, devido a não-efetivação dos direitos sociais.
Essa rearticulação da sociedade civil trouxe um clima de esperança, trouxe a fé na retomada da democracia e na necessidade da participação de todos nas decisões sociais e políticas, o povo passou a acreditar que, se organizando, poderia promover mudanças, se tornando um sujeito histórico fundamental na transição democrática.
Esse período foi um dos mais importantes da história do país no que diz respeito às lutas e movimentos, ele contribuiu decisivamente, através das pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos posteriormente em leis na nova Constituição Federal de 1988.
Explicação: