A pedagogia busca na filosofia um ideal que nutra de sentido e conteúdo a educação; a filosofia, por sua vez, é sempre algo mais que ensino e recordação de ideias; é, desde a sua origem, a vigilância crítica, o espaço do debate, o impulso à fecundidade do pensamento. Por isso, a relação entre a reflexão filosófica e o processo educativo é tão íntima que se este [processo educativo] não estiver contido naquela [reflexão filosófica], a educação formará, no máximo, reprodutores da ciência, da técnica e dos valores culturais.
(CESCON, Everaldo. A filosofia e a educação. In: CESCON, Everaldo; NODARI, Paulo César. Temas de filosofia da educação. Caxias do Sul, RS: Educs, 2009, p. 13)
Partindo da análise do texto, e também com base no que você estudou sobre o papel da filosofia no processo de ensino-aprendizagem, responda: de que modo as condições para realização da leitura crítica enunciadas por Kant, em Crítica do Juízo, contribuem para a formação do pensamento crítico?
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
ou na moral eu nao sei sou do 7]
respondido por:
0
Resposta:
Ensinar a pensar é estimular o pensamento crítico, o respeito às diferentes ideias e a criação de sentidos políticos, éticos e estéticos.
Corrigida!!!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás