• Matéria: Filosofia
  • Autor: vitinhokaue2890
  • Perguntado 7 anos atrás

(ENADE) Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão (LÉVI-STRAUSS, Claude. Raça e História. In: Antropologia Estrutural Dois, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346. O fragmento de texto acima foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor? Escolha uma:


a. Estar atento às diferentes perspectivas presentes em outras sociedades, a fim de melhor classificá-las e compará-las em sua complexid

Respostas

respondido por: MayaraVAssis
44

A alternativa a está correta pois leva-se em consideração a nova perspectiva em que o professor está inserido.

A educação hoje rompe com os preceitos tecnicistas difundidos ainda no sistema ditatorial e dá enfase em um ensino que permite o desenvolvimento não só de trabalhadores, mas cidadãos, de pessoas que sejam capazes de resolver seus próprios problemas e atuar como gestores da sociedade, resolvendo os problemas dela, tornando-a mais justa.

Perguntas similares